TV 3.0 e TV conectada: tudo o que você precisa saber sobre a pauta do momento
Recentemente, temos ouvido falar muito sobre os termos TV 3.0 e TV conectada e como essa tecnologia promete revolucionar a forma como consumimos televisão. O fato é que, tanto para o telespectador quanto para o anunciante, é importante estar por dentro do que pode mudar na sua experiência com a telinha.
Se pararmos pra pensar, já nos distanciamos bastante da forma que consumíamos conteúdo há 20 anos, concorda? O mundo está sempre avançando e a TV acompanha cada uma dessas transformações – que serão ainda mais palpáveis com a chegada dessas duas tecnologias.
Mas não se assuste, no texto de hoje vamos explicar tudo que você precisa saber e como preparar o seu negócio para aproveitar todas as oportunidades que estão vindo por aí.
Mas o que significa TV 3.0 e TV conectada?
A palavra da vez é interatividade. Você já pensou se um dia seria possível saber a cor do esmalte da protagonista da sua novela preferida ou, até mesmo, descobrir o nome daquele suco de laranja que aparece na mesa do café do “Mais você”? Pois é, agora tudo isso pode sim acontecer!
O conteúdo da telinha estará cada vez mais próximo daquilo que vai aprimorar a sua experiência e é baseado nisso que abrimos as portas para a chegada da TV 3.0 e da TV conectada. Ambas representam um avanço enorme em comparação com a TV tradicional, em que essa conexão com o telespectador era um pouco mais limitada.
De forma geral, as definições são as seguintes:
TV 3.0: O próprio termo já nos condiciona a pensar que será uma próxima página para a televisão brasileira e, assim como experimentamos nas outras versões, a TV 3.0 traz melhorias fundamentais na experiência com a TV. Podemos esperar, por exemplo, melhor qualidade de som e imagem, resolução 4K/8K, HDR, áudio imersivo, conteúdo ao vivo e sob demanda, novas formas de negócios com as propagandas personalizadas, marketplace e conexão com a internet.
Tudo isso de forma democrática para que todas as casas brasileiras tenham acesso – apenas com a necessidade de aparelhos que correspondam à tecnologia. Por isso que, como anunciado pelo governo no último dia 03 de abril, a implementação acontecerá a partir de 2025 para que a indústria e as pessoas tenham a possibilidade de adquirir esses aparelhos compatíveis.
TV conectada: Por outro lado, a TV conectada é um termo para se referir ao tipo de televisores que possuem conectividade com a internet, permitindo acesso aos streamings e uma grande variedade de conteúdos online. Fazendo um paralelo, toda TV 3.0 será uma TV conectada. No entanto, já temos inúmeras TVs conectadas, mas ainda sem a tecnologia da 3.0.
Conheça alguns benefícios
Como falamos, toda essa transformação é importante de ser conhecida e entendida, afinal será sentida tanto pelos consumidores quanto pelas empresas. Isso significa que, na prática, a TV 3.0 e a TV conectada trazem consigo uma capacidade de personalizar a experiência de visualização, acesso a conteúdos sob demanda e nível de interatividade tão altos que a maneira como nos relacionamos com o entretenimento nunca mais será o mesmo. E isso é bastante positivo!
Para não se perder com tantas novidades, levantamos 4 benefícios sobre essas tecnologias. Confira:
- Conteúdo personalizado: os telespectadores terão ainda mais poder de escolha, optando pelo tipo de conteúdo e em qual momento vão assistir. Tudo isso porque a variedade de conteúdos sob demanda torna possível a personalização das experiências, de acordo com seus interesses e preferências.
- Interatividade: essas tecnologias possibilitam maior sinergia entre tela e o consumidor de tal forma que os espectadores poderão participar de programas ao vivo, votar em enquetes, acessar conteúdos exclusivos e até mesmo fazer compras diretamente pela tela da TV.
- Acesso a aplicativos e serviços online: por ter acesso à internet, os usuários poderão acessar uma variedade de aplicativos e serviços online (streamings) como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, Max e entre outros, diretamente de suas TVs, eliminando a necessidade de dispositivos externos.
- Análise de dados avançada: já que os aparelhos estarão sempre conectados, os provedores de conteúdo poderão coletar dados detalhados sobre os hábitos de visualização dos telespectadores, preferências e gostos para conduzir uma análise mais precisa daquilo que tem feito mais sucesso ou não.
E para onde estamos caminhando?
As tendências apontam para um crescimento contínuo dos serviços de streaming de vídeo, integração com dispositivos inteligentes e investimentos em conteúdo original. Cada vez mais o público será capaz de escolher o que, quando e como quer assistir seus programas preferidos e, tudo isso, utilizando alta tecnologia que torna tudo mais acessível e interativo.
É por isso que todas essas mudanças estão redefinindo o panorama da indústria audiovisual e, com a adoção da TV conectada e da TV 3.0, novas oportunidades são criadas para o mercado que não ficará de fora das inovações.
Elencamos aqui 4 principais pontos para o futuro com a integração dessas duas novas tecnologias na nossa rotina, tanto para o consumidor, quanto para o anunciante. Veja:
- Crescimento do streaming: os serviços de streaming de vídeo continuarão a crescer exponencialmente, impulsionados pela popularidade de serviços como Netflix, Disney+, Hulu e Amazon Prime Video. E essa movimentação só colabora no sucesso e viabilidade dessas novas televisões, pois proporcionarão maior personalização de programas e maior sucesso na experiência de cada telespectador.
- Integração com dispositivos inteligentes: essa sinergia das TVs conectadas com dispositivos inteligentes, como assistentes de voz e dispositivos IoT (Internet das Coisas), já tem sido bastante utilizada atualmente. O grande diferencial que oferecem é uma experiência de visualização mais conveniente e integrada, com a possibilidade de imersão total em conteúdos e programas.
- Investimentos em conteúdo original: para atrair e reter telespectadores, os provedores de conteúdo estão investindo cada vez mais em conteúdo original exclusivo e segmentado. Estratégia que reforça a competição e a inovação nesse segmento dos streamings.
- Expansão da publicidade dirigida: com a capacidade de coletar dados detalhados sobre os usuários, as novas televisões poderão entregar uma publicidade mais direcionada e personalizada, o que representa uma oportunidade significativa para o marketing B2B, ou seja, as empresas saberão, com muita antecedência, quais públicos vão atingir com seus anúncios e, com isso, as estratégias ficarão mais bem desenhadas.
Mas o que isso tem haver com a sua empresa?
Como todo bom empresário, você deve manter o olhar apurado para as inovações do mercado e como podem colaborar para o sucesso da sua marca, concorda? E isso não seria diferente com a chegada da TV 3.0 e da TV conectada, afinal, a TV já demonstrou toda a sua força em diferentes momentos, o que a torna um pilar fundamental quando falamos de posicionamento de marca e contato com o público.
E com essas duas novas tecnologias chegando para acompanhar o comportamento de consumo do público, as oportunidades de anunciar também serão cheias de novidades. A expectativa é poder contar com ainda mais personalização, segmentação mais específica e um público mais segmentado, fazendo com que sua marca encontre pessoas que procurem pelas soluções que você pode oferecer.
Ficou na dúvida de como isso funciona na prática? Observe esses 3 pontos:
- Segmentação avançada: a partir de uma análise de dados avançada proporcionada, as empresas podem segmentar com precisão seu público-alvo com base em dados demográficos, interesses e comportamentos de visualização, permitindo uma estratégia de marketing mais eficaz e direcionada.
- Publicidade direcionada: a capacidade de veicular anúncios personalizados para públicos específicos permite que as empresas alcancem seus clientes potenciais de forma mais específica e eficiente também. Seu anúncio vai aparecer em locais que conversem com seus objetivos e que tenham o público-alvo da sua marca.
- Parcerias estratégicas: as empresas de tecnologia e provedores de conteúdo estão buscando ativamente parcerias estratégicas para aproveitar ao máximo o potencial da TV 3.0 e da TV conectada. O que, na prática, significa criar oportunidades para colaborações inovadoras e campanhas de marketing conjuntas.
Viu só? Esses são só alguns diferenciais que podemos esperar com a implementação da TV 3.0 e fortalecimento da TV conectada na área dos negócios e, ao que tudo indica, teremos cada vez mais publicidades personalizadas e interativas. Sua marca está pronta para o futuro?
Para entender mais a fundo como essas inovações podem afetar o seu negócio, busque consultorias ou profissionais experientes como as soluções de negócios da TV Integração. De forma ampla, podemos mudar a perspectiva sobre anunciar na TV de forma tecnológica e inteligente.
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