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Por que devo anunciar na TV?

Tainá Terence 30/06/2022
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Quem tem menos de 70 anos provavelmente não se lembra de sua própria vida sem uma TV ali presente. Pois é, já faz tudo isso que ela chegou aqui no Brasil.

Desde os desenhos para as crianças até os telejornais, passando por novelas e programas de entretenimento diversos, a televisão atende a todos os públicos e é o meio de comunicação mais presente nos lares brasileiros.

Foi vendo o grande alcance e as oportunidades das propagandas na TV que muita gente decide que lá é o lugar certo onde anunciar seus produtos.

Mas, com o meio digital, ainda vale a pena anunciar na TV? É isso que vamos te contar neste texto.

Vamos lá?

O tradicional tem credibilidade

Tem quem diga que a mídia tradicional morreu, mas é impossível apagar uma história de 70 anos de tanta credibilidade. Por aqui a gente sempre reforça: a TV está mais viva do que nunca.

Cá estamos, com dois anos de pandemia de “experiência”, e você já pensou ter passado tudo isso sem uma fonte de informações precisa e confiável? Muita gente acompanha as notícias online, mas provavelmente por conta das fake news devem ter parado em frente à TV, ali em fevereiro de 2020, para conferir se a catástrofe da Covid-19 era real mesmo.

E, junto a tantos profissionais de saúde na linha de frente, não estaríamos hoje tão bem informados como estamos se os jornalistas não fossem a campo. São muitas pesquisas, lados e histórias ouvidas. Ligar a televisão no horário do maior noticiário do país ainda é a forma que muitos brasileiros usam para se informar.

A credibilidade leva tempo para ser construída e por mais que as formas de comunicação estejam em constante mudança, são momentos como este que a população se agarra ainda mais à tradição.

Propagandas na TV são mais convidativas

É por conta dessa confiança que muitas marcas escolhem anunciar na TV, já que é o lugar certo para investir. As propagandas na televisão são mais atrativas justamente porque são pensadas de acordo com a programação e não estão ali por acaso.

Elas são distribuídas de forma a atingir um determinado público-alvo que assiste ao programa naquele momento. E, ao contrário dos anúncios nas plataformas de vídeo, elas já são esperadas nos intervalos – e não há aquela necessidade urgente de pular em 5 segundos.

Mas veja bem: não é porque elas casam com o contexto que sua propaganda pode ser feita de qualquer forma, ok? É bem importante que, ao anunciar na TV, seu vídeo tenha uma narrativa interessante e que prenda o telespectador. Você tem todo um potencial nas mãos, é só saber explorar.

Então anunciar na TV é sempre um bom negócio? Bom, primeiro é preciso analisar o seu público.

asal sentado no sofá, se abraçando e assistindo televisão.

Na hora de anunciar na TV, pense no público

Um estudo do IBGE de 2018 mostrou que cerca de 96,4% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de TV, mas só estar nas casas não adianta. E, por isso, uma pesquisa da Nielsen Brasil, em parceria com a Toluna, mostrou o que nos interessa aqui: 61,5% dos entrevistados consomem conteúdos da TV aberta com frequência.

Ou seja, se você está procurando um meio onde anunciar, pela televisão sua mensagem chegará a mais da metade de todos os lares brasileiros. Notícia boa, não é?

E é exatamente por isso que a variedade de propagandas na TV é tão ampla: o público é bem variado. Então, antes de anunciar na TV, é sempre importante fazer um estudo sobre o que o seu possível cliente prefere assistir na televisão para daí, sim, conseguir anunciar de forma certeira e captar a atenção do consumidor.

Vantagens de anunciar na TV

Não é novidade que a TV construiu uma relação sólida com a população, certo? A gente te mostrou isso ao longo do texto e com dados para comprovar. Mas se ainda te falta aquele pontapé para escolher de vez anunciar na TV, preste atenção a esses pontos:

1- Alto volume de alcance

A gente já te contou que mais de 60% da população consome conteúdos da TV aberta. Isso significa que mais da metade dos brasileiros vai ter acesso ao seu produto ou serviço. 

São essas pessoas que, sabendo que seu produto existe, podem não apenas consumir como indicar para outros. Quem nunca viu uma propaganda na TV e se lembrou de alguém da família ou um amigo para quem determinado produto serviria perfeitamente?

Essa é a grande vantagem de anunciar na TV: seus anúncios serão vistos e, se trabalhados da forma certa, podem construir uma boa relação com o telespectador. E isso nos leva ao ponto seguinte.

2 – Relação de importância com a marca

As propagandas na TV são marcadas pelo visual, pelos jingles e por uma narrativa que envolve o telespectador. Essa é uma forma de comunicação que aproxima a marca e o consumidor e o que diferencia anunciar na TV.

Aí, já viu, de repente, você já se vê pensando automaticamente na marca X ou Y quando o assunto é aquele produto – às vezes até trocando o nome pela marca. A gente aposta, inclusive, que você deve ter feito uma associação aí do outro lado da telinha, não é?

Sensação de qualidade e segurança

Quando você acessa um site novo e quer fazer uma compra, sempre acontece aquela checagem para ver se é tudo confiável mesmo, não é? Bom, isso é realmente bem comum e correto antes de colocar seus dados por aí.

As pessoas conferem desde aquele cadeado ali do lado da URL até a busca em outros sites e comentários em mídias sociais para saber se a empresa entrega mesmo, se o produto é bom e por aí vai…

Mas na televisão, com tudo muito visual, os consumidores tendem a confiar mais nas propagandas na TV. E não é por acaso: ao anunciar na TV, é importante explorar o produto e apresentar todos os detalhes para o cliente. Isso influencia muito quando o assunto é fechar uma venda.

Relação direta com a internet

E naturalmente, como tudo muda, a televisão também acompanhou muito bem esse processo. Se você se interessou pelo produto, já é redirecionado para a segunda tela: o computador (ou celular). É por lá que as vendas são finalizadas – depois de construir toda uma relação com o cliente, claro. 

Aí já entra um segundo momento na jornada de compra: com o branding já feito, é hora de fisgar o cliente, fechar a venda e seguir no pós-compra para fidelizar o consumidor. 

E quando o assunto é onde anunciar na TV em território mineiro, a credibilidade e confiança tem nome e lugar: TV Integração. São 230 cidades na nossa área de cobertura e para saber em qual programação sua propaganda melhor se encaixa, é só entrar em contato que a gente te ajuda.

Esperamos por você!

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