Spotify Wrapped e TV aberta: o que há em comum?
O finalzinho do ano não é apenas um prenúncio do Natal, mas também marca o início de uma experiência anual para os usuários do serviço de música Spotify. A plataforma de música tem conquistado, ao longo dos anos, corações apaixonados por ritmo e melodia, mas também pelo brilhante “golpe de marketing” e engajamento do usuário, conhecido como “Spotify Wrapped”.
O Spotify Wrapped é uma retrospectiva 100% personalizada através das músicas que marcaram a vida de milhões de assinantes ao longo do ano. A experiência é como uma cápsula do tempo, relembrando momentos, emoções e descobertas que fizeram muito barulho para os usuários.
O que tornou o Spotify Wrapped um boom na Internet foi a alta personalização para o assinante. Cada um recebe um relatório exclusivo, com um layout que muda a cada ano, em formato de stories do Instagram, destacando as músicas e artistas que fizeram parte da trilha sonora da sua vida naquele ano. Esse toque de pessoalidade é o grande diferencial, pois ajuda a criar uma conexão entre a plataforma e os usuários, tornando-os parte de algo maior, enquanto recebem a individualidade de suas preferências musicais – e as compartilham nas redes.
O impacto dessa jogada do Spotify vai além do próprio aplicativo. O Spotify Wrapped se tornou um fenômeno da cultura digital, incendiando as redes sociais e criando uma onda de compartilhamento e interação. O X (antigo Twitter) é tomado por hashtags relacionadas ao Spotify Wrapped, enquanto o Instagram se transforma em uma galeria virtual de infográficos musicais. Além disso, nessa semana, horas depois do anúncio, “Spotify Wrapped” já era o TOP 4 assuntos mais pesquisados no Google Brasil.
Esse é testemunho não apenas da eficácia da estratégia de marketing, mas também da profundidade da conexão emocional que a plataforma estabeleceu com seus usuários. Garantindo, de maneira quase orgânica, que a marca esteja presente nas principais redes sociais com impulsionamento do próprio assinante.
Mas por que falar de Spotify no universo da televisão?
A tendência de foco no cliente é um dos pilares do marketing e das produções em que a TV Integração fez parte ao longo de 2023. Em um ambiente em que a TV aberta e a Internet estão o tempo todo interligadas, discursos mais personalizados fazem toda a diferença.
E o fluxo tende a ser esse mesmo, a internet falar sobre o conteúdo produzido em novelas, programas, filmes e vice-versa. E a TV comentar sobre o que tem sido falado na internet. Não existe mais essa separação, cada vez mais as mídias estão juntas e o consumo do conteúdo é feito simultaneamente. Cabe a cada negócio saber aproveitar essa oportunidade e conversar com seu público-alvo.
Mas como posso aproveitar?
Ao longo do ano de 2023, a TV Integração participou ativamente de diversos projetos, proporcionando apoio a segmentos variados e dando prioridade à concepção do cliente, em consonância com a influência da nossa audiência, presente em mais de 233 municípios em Minas Gerais.
Os projetos personalizados, realizados no estilo Taylor Made, são coordenados pelo Departamento de Projetos, em colaboração com as concepções e aspirações do cliente, destacando, acima de tudo, a ênfase na experiência do público final.
Um exemplo de projeto personalizado executado na cidade de Uberlândia/MG foi o “Grande Arraiá”, promovido pela TV Integração com o patrocínio do Center Shopping. Este projeto abrangeu diversas plataformas, como televisão, rádio e mídias digitais, além da distribuição de brindes, participação de mascotes, realização de pedágios e interação com o público durante os dias do evento, o qual teve entrada franca.
Mais oportunidades: ações de conteúdo
Outro formato comercializado na TV Integração com foco na customização do cliente são as ações de conteúdo. Nela, o interesse é aproveitar nossos conteúdos nos programas de grade Cê Viu e Tô Indo (ou programas sazonais que ocorrem ao longo do ano, como Comida de Vó, Play no Agro e É o Bicho) e inserir uma ação da sua marca durante o programa. Tudo é feito para garantir o sucesso da sua marca, sem, também, prejudicar o bom fluxo editorial do programa.
Nessa modalidade, é feita uma reunião para alinhar todas as suas expectativas e desejos para a ação, você é quem manda nos formatos das ações, mas lembrando que a prioridade é uma publicidade “light”, na qual a interrupção do conteúdo é feita de maneira branda e quase imperceptível.
Tudo isso resulta numa comunicação leve e descomplicada de produtos e serviços, com apresentadores que ajudam a formar opiniões e elegem mais credibilidade às marcas parceiras. Além do mais, é uma ação completamente personalizada para a sua marca que estimula a maior aproximação entre o seu produto e o público.
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