Posts

Marketing Omnichannel: conectando mídias para o sucesso empresarial

João Victor Ferreira 24/04/2024
Imagem de destaque do post Marketing Omnichannel: conectando mídias para o sucesso empresarial

No dinâmico mundo do marketing, inovar é crucial para o sucesso empresarial. Hoje em dia, uma das estratégias mais eficazes e contemporâneas é o marketing omnichannel, que oferece uma abordagem integrada, conectando diferentes plataformas de mídia, como rádio, televisão e digital.

O que é o marketing Omnichannel?

Omnichannel nada mais é do que um termo da moda no marketing, porém seu entendimento não é tão difícil quanto a escrita, portanto, é definida como uma  abordagem estratégica que visa criar uma experiência de cliente única, independentemente do canal ou plataforma. 

A ideia é que seja possível uma interação fluída entre anunciar na TV, na rádio e no digital, proporcionando uma jornada do cliente sem interrupções. Por exemplo, um anúncio na televisão pode encorajar os ouvintes a visitar um site, e a experiência online pode ser reforçada com anúncios personalizados na rádio. Essa conexão garante que a mensagem da marca seja consistente e eficaz em todas as plataformas.

Por que o tema Omnichannel está tão em alta?

Em um ambiente que contém várias inovações do mercado de anúncios, especialmente por onde os consumidores interagem com as  marcas através de múltiplos canais, essa estratégia garante uma presença forte do negócio, aumentando o reconhecimento e a fidelidade do cliente. Ao anunciar na TV, na rádio e no digital de maneira integrada, as empresas podem alcançar um público mais amplo, mantendo uma mensagem coesa. 

Além disso, essa abordagem possibilita uma análise de dados mais abrangente, ajudando a entender melhor o comportamento do consumidor. Com o crescimento do comércio eletrônico e a proliferação de dispositivos móveis, os consumidores estão mais conectados do que nunca. Eles esperam poder pesquisar, comprar e interagir com as marcas através de diversos canais, como lojas físicas, sites, aplicativos móveis, redes sociais, entre outros.

imagem de notebook demonstrando os lucros de uma campanha de marketing

Estratégias eficazes para Omnichannel

Quando você e seu negócio buscam oferecer uma experiência de compra diferente e integrada, em todos os canais de vendas físicos ou digitais, cria-se uma jornada de compra simples porém marcante, onde os clientes possam transitar entre os diferentes pontos de contato sem problemas, seja navegando no site, visitando uma loja física ou interagindo nas redes sociais.

Pensando nisso, separamos dicas certeiras e essenciais para proporcionar uma experiência omnichannel verdadeiramente eficaz, capaz de cativar e fidelizar os clientes em um mercado cada vez mais competitivo: 

  • Integração entre canais: entender que todas as suas plataformas, sejam anúncios na rádio, na TV ou no digital, estejam interconectadas e compartilhem a mesma mensagem e valores de marca.
  • Personalização: utilize inteligência de dados para criar anúncios personalizados que falem diretamente com seu público em cada plataforma. Por exemplo, a personalização no digital pode ser complementada com anúncios direcionados na TV e na rádio conforme local, idade e perfis de compra. 
  • Consistência na mensagem: a mensagem do negócio deve ser marcante em todos os canais, mas adaptada às especificidades de cada um. Isso garante a eficácia do anúncio e fortalece a identidade da marca, padronizando um estilo de comunicação.
  • Análise de dados: faça com que dados de todas as plataformas, sejam aliados para entender o comportamento do seu público-alvo, refinando continuamente sua estratégia para melhor atendê-los.
imagem de smartphone com apps a sua volta

Qual a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Cross Channel?

Se você está inserido no universo do marketing, com certeza já se deparou com esses 3 termos distintos? Será que o significado deles é diferente ou no fim representam a mesma coisa?Ao falar de Omnichannel, é comum que haja confusão com outros termos parecidos, como Multichannel e Cross Channel. Na prática, esses três termos estão relacionados e consistem em etapas evolutivas de uma estratégia de comunicação com o cliente. Vamos entender melhor:

Conheça o Multichannel

Se traduzirmos o termo Multichannel, temos o resultado “multi-canais”. É exatamente nisso que consiste uma estratégia desse tipo: utilizar múltiplos canais para alcançar a persona, sejam eles online (como redes sociais, blogs, sites, e chats) ou offline (atendimento presencial, eventos, feiras). 

A sacada é estar disponível na maior quantidade de meios possível para que seu consumidor te encontre da maneira que for melhor para ele. E por que uma estratégia Multichannel é adotada por muitos negócios? Simples: os consumidores possuem preferências diferentes.

Enquanto alguns preferem comprar em e-commerces, outros preferem visitar lojas presencialmente. O mesmo ocorre nas redes sociais: uns preferem consumir conteúdo escrito via blogs, enquanto outros podem ser mais visuais e preferir acessar as informações via YouTube ou Instagram.

imagem de infográfico diferenciando multicanal e omnichannel

Entenda o Cross Channel

Já o termo Cross Channel, por sua vez, significa “canais cruzados” e diz respeito a um próximo passo do que seria o Multichannel. Nessa estratégia, dois canais se combinam e se comunicam para melhorar a experiência de compra do cliente. Um exemplo famoso são as livrarias, onde há integração da loja virtual com a loja física. 

Nesses casos, é comum o consumidor pesquisar todos os detalhes sobre o produto que deseja online, comprá-lo virtualmente, mas retirar o produto presencialmente na loja. Como o cliente pode acessar diversas informações sobre as mercadorias no site, incluindo avaliações e notas de satisfação de outros clientes, sua segurança para consumir aumenta.

Como aplicar estratégias omnichannel em anúncios de TV e rádio

Para que seja uma inserção natural, é recomendado integrar esses canais tradicionais com outros canais online e offline para criar uma experiência de marca coesa e consistente para os consumidores. Ao aplicar essas estratégias, você pode criar uma experiência omnichannel integrada que envolva os consumidores em vários pontos de contato, aumentando o engajamento e impulsionando as conversões. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Incorporar URLs e códigos promocionais nos anúncios: inclua URLs específicas e códigos promocionais nos anúncios de TV e rádio que os espectadores e ouvintes possam usar para acessar ofertas especiais ou conteúdo adicional online. Isso permite que você rastreie a eficácia dos anúncios e direcione o tráfego para seu website ou outras plataformas online.
  • Criar campanhas de mídia cruzada: desenvolva campanhas de mídia cruzada que utilizem tanto anúncios de TV e rádio quanto outros canais online e offline, como mídia impressa, outdoors e email marketing. Essas campanhas devem ter uma mensagem consistente e integrada, independentemente do canal utilizado.
  • Usar códigos QR e links encurtados: incorpore códigos QR e links encurtados nos anúncios de TV e rádio, pois isso permite que os consumidores acessem facilmente seu website, landing page específica ou conteúdo adicional com seus dispositivos móveis.
  • Integrar dados e análises: utilize ferramentas de análise para rastrear o desempenho de seus anúncios de TV e rádio, bem como o tráfego e o engajamento em seus canais online. Isso permite que você avalie a eficácia de suas estratégias omnichannel e faça ajustes conforme necessário.
  • Oferecer uma experiência consistente: garanta que a mensagem e a experiência oferecidas nos anúncios de TV e rádio sejam consistentes com sua presença online e offline. Isso inclui elementos como identidade visual, tom de voz e ofertas promocionais.

As barreiras entre espaço físico e digital não existem mais

A junção do modelo de venda físico com os formatos online e ferramentas digitais permitem aos consumidores navegar e comprar produtos em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Portanto, a noção de uma loja como um espaço físico será cada vez menos relevante. Se ela não for encontrada no ambiente digital primeiro, dificilmente as pessoas irão conhecê-la. Isso amplia o potencial das campanhas de marketing, que podem levar em conta a melhor localização possível do público para divulgar promoções específicas em cada área

Por fim, entende-se que marketing omnichannel não é apenas uma tendência, é uma necessidade no cenário empresarial moderno. Empresas que desejam se destacar devem adotar uma abordagem integrada, conectando anúncios na rádio, na TV e no digital para criar uma experiência de cliente unificada e eficaz. 

Se você está pronto para levar o marketing da sua empresa para o próximo nível com estratégias omnichannel eficientes, as soluções de negócios da TV Integração estão aqui para ajudar. Entre em contato hoje mesmo para descobrir como podemos transformar seus esforços de marketing, garantindo uma presença poderosa em todas as plataformas de mídia.

Copy link
Powered by Social Snap