Posts

Cientista mineiro dá show de conhecimento no “Domingão com Huck” e levanta reflexão sobre a televisão e seu potencial de conversão

Jéssica Miranda 10/11/2023
Imagem de destaque do post Cientista mineiro dá show de conhecimento no “Domingão com Huck” e levanta reflexão sobre a televisão e seu potencial de conversão

Quem assistiu ao quadro “Quem quer ser um milionário?” do Domingão com Huck no último domingo, 05/11, além da aflição ao ver o participante perder o sonhado milhão, garantiu a oportunidade de ver um grande case de “Convergência de mídias” ao vivo na Globo e um super argumento contra quem diz que ninguém mais assiste TV aberta.  Finalmente o Luciano Huck fez a pergunta do milhão a um participante, que orgulhosamente é nosso conterrâneo, daqui de Minas Gerais.

Formado em Harvard, atualmente trabalhando em uma startup de Los Angeles, Arthur Arantes infelizmente errou a pergunta final e foi embora com um prêmio de 300 mil reais. Mas muito mais que isso, ele ganhou: visibilidade, credibilidade e seguidores!

O cientista começou o game com menos de 2k de seguidores no Instagram, ao meio do programa acumulava os primeiros 10k e no final, em menos de 10 minutos após errar a pergunta do milhão, já batia os 100k na rede social. Na segunda-feira, 24h depois, já acumulava 200k. E agora, obviamente, ele irá colher os frutos do que a internet pode proporcionar a ele e ao seu empreendimento.

Mas muito mais que isso, o que esse episódio nos ensina? Que muita gente assiste TV aberta sim! Que game de programa de domingo engaja sim e que a convergência entre TV e digital é muito real. A atualidade é multitelas, o telespectador está conectado online e off-line ao mesmo tempo. E aquilo que ele consome na televisão em instantes se converte para o smartphone. E talvez isso nem seja grande novidade para muitos. Mas ainda tem quem duvide!

E fazendo uma breve analogia entre este exemplo de conversão de mídia com potenciais clientes de publicidade em televisão: a TV consiste em um veículo de grande alcance, atingindo um número enorme de eventuais consumidores que, impactados com a publicidade assertiva, consequentemente acabam buscando por produtos e serviços instantaneamente no meio online e convertendo a propaganda em venda. Consegue entender a jornada do consumidor neste cross mídia que a TV encabeça?

Cenário 'Quem quer ser um milionário' com plateia virtual
Cenário com plateia virtual do ‘Quem quer ser um milionário’ – Foto: Globo/Divulgação

A TV impactando além dos números, nas vidas

Para além do ponto de vista de funil de vendas e conversão, é possível fazer outra reflexão sobre o episódio deste episódio com o mineiro Arthur. Analisemos o impacto do veículo televisão na vida dele: durante o quadro, ele contou ao Luciano Huck que quando mais jovem, vendo a história de uma mulher que foi estudar fora do Brasil, ele se atentou a esta possibilidade e passou a buscá-la.

Impulsionado pela história de alguém que apareceu na televisão, a vida do Arthur tomou novo rumo. Alcançou os estudos no exterior, acumulou vasto conhecimento (capaz de responder às perguntas do game de maneira impressionante), passou a ensinar as pessoas como estudar fora. Hoje formado em Harvard, com sua vida transformada, ele colhe os frutos do que foi plantado no seu coração naquele dia em que assistiu à televisão. E aqui podemos ver o potencial do veículo de mídia de difusão!

A televisão mudou a vida do Arthur. E não foi no domingo! Ele esteve em rede nacional, no palco do Domingão com Huck dando um show de conhecimento, que infelizmente não teve o grand finale que a audiência esperava, mas reiterou pra nós o papel da televisão sob vários aspectos.

Com a história dele, reafirmamos que a TV impacta muitas pessoas. A TV orienta o telespectador, abre o pensamento, leva conhecimento a quem talvez não tenha outra fonte de informação. A TV alimenta sonhos, muda histórias. A TV converte, a TV engaja! Enfim, é só olhar além da bolha. Nesse Brasil tem muita gente que se entretém no que a TV aberta oferece.

Copy link
Powered by Social Snap